Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que é biopirataria?

Mesmo com todas as campanhas e com toda a informação disponível diariamente nos jornais, revistas e na internet, algumas pessoas insistem em continuar causando a destruição do meio ambiente. A Biopirataria é um desses meios. Mas você sabe o que é isso?
Biopirataria é a comercialização ilegal de animais, plantas e todas as coisas relacionadas ao meio ambiente.   No Brasil, a Biopirataria está presente pelo território todo. Algumas espécies de animais contrabandeados:

- Mico-Estrela
- Macaco-Prego
- Preguiça-de-três-dedos
- Tamanduá-Mirim
- Cascavel
- Iguana
- Jacaré
- Papagaio


Já não bastasse os animais serem levados ilegalmente, ainda há outro problema: 80% deles morrem antes de chegar ao destino final. Mas como esses marginais conseguem levar as plantas e animais pra fora do país?

As sementes das plantas, por serem muito pequenas, podem ser facilmente levadas em praticamente qualquer lugar, como canetas, bolsos, malas, dobras de roupas etc. Os animais são colocados em caixas com fundo falso, malas etc. Isso machuca os animais e não os deixa respirar, causando, como já foi dito, a morte de mais de 80% antes mesmo de chegarem ao “último cara”.  A Biopirataria movimenta, por ano, a quantia de 1 bilhão de dólares. É muito dinheiro ilegal! Infelizmente, as pessoas só irão perceber que os animais não existem mais quando não puderem contrabandeá-los para fora e render o “dinheirinho” de sempre.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário